quinta-feira, 2 de julho de 2009

Exercício 03

Plano de Trabalho Docente

5ª Série

Professora: Maria de Fátima Caldeira

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano letivo:2009

Justificativa

O trabalho com a Língua Portuguesa indicam a sistematização de um conjunto de disposições e atitudes como pesquisar, selecionar informações, analisar, sintetizar, argumentar, negociar significados, cooperar, de forma que o aluno possa participar do mundo social, incluindo-se a cidadania, o trabalho e a continuidade dos estudos. Ela é vista como um elemento de integração social que permite ao educando o desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

Conteúdo

Objetivos

Encaminhamento Metodológico

Leitura

- Identificação do tema;

- Interpretação textual, observando:

*conteúdo temático;

*Interlocutores;

*Fonte;

*Intertextualidade;

*Informatividade;

*Intencionalidade;

*Marcas linguística.

-Identificação do argumento principal e dos argumentos secundários;

- Inferências.

- Analisar os textos produzidos, lidos, e/ou ouvidos, possibilitando a ampliação do conhecimento linguístico-discursivo;

- Aprofundar a capacidade de pensamento crítico permitindo a expansão da leitura.

- Práticas de leitura de texto de diferentes gêneros;

-Consideração dos conhecimentos prévios dos alunos;

- Inferências de informações implícitas;

- Utilização de materiais gráficos diversos (fotos, gráficos, quadrinhos...) para interpretação de textos;

- Discussão sobre a finalidade do texto, fontes, interlocutor...

- Relatos de experiências significativas relacionado ao assunto do texto;

- Leitura de vários textos para a observação das relações dialógicas.

Bibliografia

KANASHIRO, Áurea Regina. Projeto Araribá português/obra coletiva. Editora Moderna, 1ª edição, São Paulo, 2006

Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português:Linguagens. São Paulo, Atual Editora, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário