Plano de Trabalho Docente
5ª Série
Professora: Maria de Fátima Caldeira
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano letivo:2009
Justificativa
O trabalho com a Língua Portuguesa indicam a sistematização de um conjunto de disposições e atitudes como pesquisar, selecionar informações, analisar, sintetizar, argumentar, negociar significados, cooperar, de forma que o aluno possa participar do mundo social, incluindo-se a cidadania, o trabalho e a continuidade dos estudos. Ela é vista como um elemento de integração social que permite ao educando o desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
Conteúdo | Objetivos | Encaminhamento Metodológico |
Leitura - Identificação do tema; - Interpretação textual, observando: *conteúdo temático; *Interlocutores; *Fonte; *Intertextualidade; *Informatividade; *Intencionalidade; *Marcas linguística. -Identificação do argumento principal e dos argumentos secundários; - Inferências.
| - Analisar os textos produzidos, lidos, e/ou ouvidos, possibilitando a ampliação do conhecimento linguístico-discursivo; - Aprofundar a capacidade de pensamento crítico permitindo a expansão da leitura. | - Práticas de leitura de texto de diferentes gêneros; -Consideração dos conhecimentos prévios dos alunos; - Inferências de informações implícitas; - Utilização de materiais gráficos diversos (fotos, gráficos, quadrinhos...) para interpretação de textos; - Discussão sobre a finalidade do texto, fontes, interlocutor... - Relatos de experiências significativas relacionado ao assunto do texto; - Leitura de vários textos para a observação das relações dialógicas. |
Bibliografia
KANASHIRO, Áurea Regina. Projeto Araribá português/obra coletiva. Editora Moderna, 1ª edição, São Paulo, 2006
Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português:Linguagens. São Paulo, Atual Editora, 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário